Cursos/Psicologia

DADOS GERAIS DO CURSO

Tipo: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Denominação do Curso: Psicologia

Habilitação: Bacharel em Psicologia

Turno de Funcionamento: Matutino e Noturno

  

REGIME LETIVO

Periodicidade: Semestral

Duração: 05 anos

Turno: Diurno e Noturno

Integralização: Mínimo: 05 anos (10 Períodos)  Máximo:07 anos e meio  (15 semestres)

Vagas: 8120 anuais

Currículo Pleno

 

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

Disciplinas obrigatórias:          3160  horas

 Estágio Supervisionado:             640 horas    

Atividades Complementares:      200 horas

Carga Horária Total do Curso : 4000 horas

 

GRADE CURRICULAR: CLIQUE AQUI

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: CLIQUE AQUI

 

PERFIL DO EGRESSO

 O curso de Psicologia da UNIPAC Uberlândia almeja a formação de um profissional comprometido com a construção de novos conhecimentos e práticas transformadoras da sociedade. Ao longo do curso, o discente deverá dominar os conhecimentos teóricos- metodológicos das principais abordagens da Psicologia, sendo preparado para uma atuação profissional interdisciplinar, assegurando uma formação investigativa, crítica e reflexiva. Serão oferecidas oportunidades para uma efetiva integração teórico-prática, para que o aluno desenvolva um compromisso ético com o atendimento das demandas sociais, tenha uma compreensão ampla, não somente dos fenômenos psicológicos, mas também, das condições de cidadania, sendo capaz de refletir, avaliar e atuar nos mais diversos campos, conseguindo romper com o modelo de atuação tecnicista, construindo, assim, sua identidade profissional.

Nessa perspectiva, os conhecimentos construídos ao longo da formação estarão fundamentalmente comprometidos com o desenvolvimento de um profissional preparado para a atenção à saúde, a tomada de decisões, a comunicação, a liderança, a educação permanente, a administração e o gerenciamento. O conjunto de competências e de habilidades será  viabilizado, no curso de Psicologia, por meio de situações didático-pedagógicas, disciplinas teóricas e práticas do núcleo comum e profissionalizante, projetos interdisciplinares, palestras, eventos científicos, seminários, conferências, encontros, grupos de estudo, atendimento e intervenções para e na comunidade e de práticas profissionais que incluem o exercício da Psicologia, numa perspectiva de Clínica Ampliada quando da criação da Clínica de Psicologia da UNIPAC. Por meio dessas estratégias, ao discente serão oferecidas condições para que os conhecimentos sejam construídos de forma progressiva e contínua, visando a sua formação profissional. Portanto, a formação do psicólogo propiciará o desenvolvimento das competências ancoradas em habilidades básicas constantes no núcleo comum do curso e o domínio dos conhecimentos articulados em torno dos eixos estruturantes, garantindo ao egresso o domínio de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a análise, a avaliação, a prevenção e a intervenção em processos psicológicos e psicossociais e na promoção de qualidade de vida. 

Em suma, o egresso do Curso de Graduação em Psicologia da UNIPAC - Uberlândia estará preparado para o cenário político e econômico brasileiro, no qual o exercício profissional revela-se um campo em processo de mudança, expressivamente ampliado com as inovações científicas e com a reflexão crítica sobre o modelo tradicional de atuação, exigindo do psicólogo uma postura científica, crítica, ética, social com visão contextualizada, flexível e aberta para novas aprendizagens.

 

FORMAS DE ACESSO AO CURSO

O acesso ao curso se dará por meio de Processo Seletivo organizado e executado segundo o disposto na legislação pertinente, com o objetivo de classificar os candidatos no limite das vagas oferecidas. O Processo Seletivo abrangerá conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Língua Inglesa, Química, Conhecimentos Gerais (Geografia e História) e Redação, em nível de Ensino Médio para avaliar a formação recebida pelos candidatos e sua aptidão intelectual para estudos superiores. A regulamentação do Processo Seletivo é feita por meio de Edital publicado em órgãos de divulgação local, regional ou nacional e por meio do Manual do Candidato. Ao deliberar sobre os critérios e normas de seleção e admissão de estudantes, a Faculdade leva em conta os programas de avaliação adotados do Ensino Médio, inclusive possíveis orientações específicas oriundas dos órgãos educacionais, como a nota do ENEM.

Como meio de propiciar o ingresso e a permanência do aluno na Faculdade são oferecidos programas de financiamento estudantil como Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES, o EDUCA MAIS BRASIL, bolsas pelo Programa Universidade para Todos - PROUNI e são concedidos descontos nos programas Auxílio Parentesco; Bolsa Colaborador; Convênio Empresa; Convênio com Prefeituras da Região, Convênio Escolas Públicas e Sindicato SAAETM-AP. As bolsas do Prouni e FIES são oferecidas de acordo com a legislação do Ministério da Educação, que regulamenta os programas, sendo oferecidas a estudantes brasileiros que não possuem curso superior e que preenchem os requisitos legais.

Realizado o Processo Seletivo e restando vaga, admite-se matrícula de aluno graduado, com diploma registrado devidamente, para Obtenção de novo título ou de aluno de outras Instituições em processo de Transferência, quando será realizada análise curricular para ingresso.

A matrícula em disciplina isolada será permitida nas seguintes situações: quando da ocorrência de vaga, por alunos de outras Instituições de Ensino Superior ou por concluinte de curso superior independente da ocorrência de vaga, para aluno da unidade, para fins de Cumprimento de Dependência e / ou adaptação que sempre será julgado pela Direção Acadêmica e pela Coordenação de Curso.

Fonte: Edital do Processo Seletivo e Manual do Candidato, acesso:
http://www.unipacuberlandia.com.br/graduacao

 

Clique aqui para visualizar

Atendimento ao aluno
(34) 3291-2100 (34) 3219-7791 Acessibilidade
atendimento@unipacuberlandia.com.br