Cursos/Medicina Veterinária

DADOS GERAIS DO CURSO

 

Tipo: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Denominação do Curso:Medicina Veterinária

Habilitação: Médico Veterinário

Turno de Funcionamento: Integral e Noturno

 

COORDENAÇÃO DO CURSO

Prof. João Helder Frederico de Faria Naves

  

REGIME LETIVO

Periodicidade: Semestral

Duração: 05 anos

Turno: Integral e Noturno

Integralização: Mínimo: 5 anos (10 semestres) Máximo: 7 ¹/² anos (15 semestres)

Vagas: 120 anuais

Currículo Pleno

 

MATRIZ CURRICULAR: CLIQUE AQUI

QUADRO DE PROFESSORES: CLIQUE AQUI 

 

PERFIL DO CURSO   

O projeto pedagógico do curso de Medicina Veterinária  segue a linha mestra da integração, considerada em tríplice aspectos: integração teoria-prática, disciplinar e de ensino extensão. Nesse sentido, promove-se o encadeamento lógico do conhecimento, favorecedor da reflexão e do pensamento crítico sobre a ciência da Veterinária e seus campos e atuação. 

Mudanças importantes foram inseridas quanto aos objetivos do Curso, ao longo do tempo, seja para atender demandas legais, seja para responder a demandas emanadas do mercado de trabalho, universo crescentemente exigente, buscando profissionais competentes e atentos ao acelerado processo de mudança científico-tecnológica em curso no médico veterinário. Por outro ângulo, os objetivos do Curso de Medicina Veterinária consideraram as exigências de urgente inclusão de temas transversais na formação profissional do veterinário: sustentabilidade dos recursos naturais, conservação e preservação da biodiversidade, respeito à diversidade social e aos aspectos éticos e humanísticos afetos ao cidadão e ao profissional.

A profissão nos últimos anos vem ampliando suas possibilidades de diversificação e inserção no mercado de trabalho. Seguindo uma tendência mundial de crescimento e de investimentos na área das Ciências Agrárias, os campos de atividades do profissional formado em Medicina Veterinária têm se mostrado altamente atrativos, atendendo a demandas complexas e diversas.

 

 PERFIL DO EGRESSO

O egresso Médico Veterinário, em sua formação generalista deverá ser um profissional comprometido com a sociedade, dotado de visão crítica e capaz de ajustar-se às demandas geradas pelo progresso científico e tecnológico, e às exigências conjunturais em permanente evolução, pautados em uma atitude ética. O desenvolvimento, de habilidades e atitudes a serem consideradas no perfil do médico veterinário, estará embasada na capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação, bem como de conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas. Com relação as habilidade e competências específicas, o currículo proposto permite a formação de profissionais com capacidade de:

• identificar e classificar os agentes etiológicos, bem como compreender e elucidar a patogenia das diferentes doenças que acometem os animais;

• elaborar e interpretar laudos técnicos;

• elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários, de tecnologia de produtos de origem animal e de participação do Médico Veterinário na Saúde Pública;

• programar, orientar e aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução animal;

• planejar, executar e participar de projetos relacionados à Saúde Animal, Saúde Pública, Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Biotecnologia da Reprodução e Produção Animal;

• relacionar-se com os diversos segmentos sociais e atuar em equipes multidisciplinares na defesa do meio ambiente e do bem estar social.

• ter conhecimento de deontologia e legislação e ter uma formação humanística.

• instituir diagnósticos, prognósticos, tratamento e medidas profiláticas, individuais e populacionais;

• realizar perícias, elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária;

• avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas na graduação profissional.

 

FORMAS DE ACESSO AO CURSO

O acesso ao curso se dará por meio de Processo Seletivo organizado e executado segundo o disposto na legislação pertinente, com o objetivo de classificar os candidatos no limite das vagas oferecidas. O Processo Seletivo abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de educação de nível médio, sem ultrapassar esse nível de complexidade para avaliar a formação recebida pelos candidatos e sua aptidão intelectual para estudos superiores.

A regulamentação do processo Seletivo é dada a conhecimento público por meio de Edital publicado em órgãos de divulgação local, regional ou nacional. Poderá ser adotada a avaliação seriada a ser definida e regulamentada pelo CONSEPE, por proposta da Reitoria ou Pró-Reitorias. Ao deliberar sobre os critérios e normas de seleção e admissão de estudantes, a Universidade poderá levar em conta os programas de avaliação do ensino médio adotados, inclusive possíveis orientações específicas oriundas dos órgãos educacionais. Realizado o Processo Seletivo e restando vaga, admite-se a matrícula de aluno graduado, com diploma devidamente registrado, para obtenção de novo título ou de aluno de outras instituições em processo de transferência, para estas situações será realizado um processo seletivo na modalidade de análise curricular.

A matrícula em disciplina isolada do curso será permitida nas seguintes situações:

  • Quando da ocorrência de vaga, por alunos de outras instituições de ensino superior ou por concluinte de curso superior, para fins diversos; e
  • Independente da ocorrência de vaga, para aluno da unidade, para fins de cumprimento de dependência e/ou adaptação, sempre que for julgado possível pela Direção Acadêmico-Pedagógica e pela Coordenação de curso.

LINKS DE WEBSITES RELACIONADOS AO CURSO

http://www.medveterinariaunipac.blogspot.com.br/

Clique aqui para visualizar

Atendimento ao aluno
(34) 3291-2100 (34) 99885-2100
atendimento@unipacuberlandia.com.br