Cursos/Licenciatura em Educação Física

DADOS GERAIS DO CURSO

Tipo: Licenciatura

Modalidade: Presencial

Denominação do Curso: Licenciatura em Educação Física

Habilitação: Licenciado em Educação Física

Turno de Funcionamento: Noturno

 

COORDENAÇÃO DO CURSO

Coordenador do Curso: Thiago Montes Fidale

 

REGIME LETIVO

Periodicidade: Semestral

Período de integralização: 

Mínimo: 6 semestres  

Máximo: 9 semestres

 

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

Carga Horária das disciplinas: 2200 h

Estágio Supervisionado:          400 h           

Atividades Complementares:    200 h

Práticas de Formação:              400 h

Carga Horária Total:                3200 h        

 

GRADE: CLIQUE AQUI

CORPO DOCENTE: CLIQUE AQUI

  

PERFIL DO EGRESSO

 O curso de Educação Física visa à formação de um profissional que tenha: autonomia intelectual que o capacite a desenvolver uma visão histórico-social, necessária ao exercício de sua profissão, como um profissional crítico, criativo e ético capaz de compreender e intervir na realidade e transformá-la; capacidade de desenvolver relações solidárias, cooperativas e coletivas; possibilidade de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias e capacidade para compreender as necessidades dos grupos sociais e das comunidades com relação a problemas sócio-econômicos, culturais, políticos e organizativos, de forma a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de preocupar-se em conservar o equilíbrio do ambiente; constante desenvolvimento profissional, exercendo uma prática de formação continuada inovadora na sua área de atuação. Para o desenvolvimento desse perfil, espera-se que o Licenciado em Educação Física apresente as seguintes habilidades:

1 - Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas múltiplas dimensões (bio-psico-sócio-cultural);

2 - Desenvolver formação técnico-científica, ética e política que confira qualidade ao exercício profissional;

3 - Estabelecer relações com o contexto social que permitam o reconhecimento da estrutura e das formas de organização social, suas transformações e expressões;

4 - Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades dos seus beneficiários às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;

5 - Desenvolver e aplicar metodologias de ensino-aprendizagem em sua área de atuação;

6 - Atuar em políticas e programas de educação, visando a promoção da saúde, educação e esporte no contexto das políticas sociais;

7 - Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de educação, esporte, recreação, lazer e saúde, pautadas em uma visão integrada e holística do ser humano;

8 - Dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza bio-psico-sócio-ambiental subjacentes à prática do profissional, bem como, a identificação dos problemas encontrados no exercício desta profissão, sua natureza, possibilidade de interpretação dos dados advindos e busca de possíveis soluções;

9 - Conhecer e desenvolver processos e etapas da produção do conhecimento científico reconhecendo seus princípios, por meio de leitura crítica de textos e registros, inclusive, desenvolvendo e participando de pesquisas e outras formas de produção do conhecimento que promovam a qualificação da prática profissional;

10 - Lidar, criticamente, com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde, educação e esporte;

11 - Atuar como sujeito de transformação social no processo de formação de recursos humanos, respondendo às especificidades regionais de saúde, educação e esporte através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de atenção e promoção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;

12 - Usar, adequadamente, novas tecnologias da informação e comunicação nos contextos da atuação do profissional da Educação Física;

13 - Gerenciar o processo de trabalho na Educação Física, pautado em princípios da Ética e da Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo;

14 - Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;

15 - Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas dos sistemas de educação, esporte e saúde.

 

FORMAS DE ACESSO AO CURSO

Vestibular, sendo duas entradas anuais.

 

BLOG DO CURSO

http://www.unipacef.blogspot.com.br

 

LINKS DE WEBSITES RELACIONADOS AO CURSO 

http://www.unipacuberlandia.com.br/

http://www.unipacef.blogspot.com.br

https://www.facebook.com/groups/111445598955130/

 

      

 

Clique aqui para visualizar

Atendimento ao aluno
(34) 3291-2100 (34) 99885-2100
atendimento@unipacuberlandia.com.br