Biomedicina

DADOS GERAIS DO CURSO

Tipo: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Denominação do Curso:Biomedicina

Habilitação: Análises Clínicas

Turno de Funcionamento: Noturno

 

COORDENAÇÃO DE CURSO

 Profª Msc. Débora Mesquita Guimarães

 

REGIME LETIVO

Periodicidade: Semestral

Período de integralização: 

Mínimo: 08 semestres 

Máximo: 12 semestres

 

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

Carga Horária das Disciplinas: 2400 horas

Estágio Supervisionado: 640 horas

Atividades Complementares: 100 horas

Carga Horária Total do Curso: 3200 horas

 

 

 

PERFIL DO EGRESSO

O profissional Biomédico possui formação fundamentada nos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização. Bacharel em Biomedicina é o profissional responsável pela elaboração e execução de técnicas e métodos laboratoriais referente a:

  • Análises Clínicas - Têm competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais e é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;
  • Banco de Sangue - Têm competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais e é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;
  • Análises ambientais
  • Indústrias - soros, vacinas, reagentes, etc.;
  • Citologia oncótica
  • Análises bromatológicas
  • Imagenologia
  • Acupuntura
  • Biologia Molecular
  • Coleta de materiais - Excetuam as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação;
  • DNA
  • Pesquisas em todas as áreas que constam em sua matriz curricular, docência fundamental e universitária, entre outras atividades inerentes a este profissional.

            O egresso do curso de Biomedicina deve estar apto a gerenciar e executar as técnicas e metodologias de análises laboratoriais, para dar suporte ao diagnóstico de diversas patologias, estando sempre atendo às questões relacionadas à Bioética e a Biossegurança. É um profissional generalista, crítico, reflexivo e ético, capaz de criar, empreender, analisar, planejar, gerenciar e executar processos laboratoriais. Nesse sentido, o curso está organizado para formar profissionais cônscios de sua atuação como empreendedores e gestores de Laboratórios, com conhecimento das principais atividades desenvolvidas pelas diversas modalidades de análises laboratoriais e possuir um perfil profissional que atenda às seguintes necessidades:

  • Compreender a importância do profissional Biomédico para a área da saúde;
  • Valorizar a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas eficientes, bem como planejar e implementar técnicas de análises laboratoriais,  para melhor atender as necessidades medicas para o diagnóstico preciso de  diversos agravos à saúde;
  • Potencializar a aplicação dos conteúdos específicos de cada área de atuação;
  • Gerenciar projetos de criação de laboratórios nas diversas áreas de atuação. 

 

FORMAS DE ACESSO AO CURSO

O acesso ao curso se dará por meio de Processo Seletivo organizado e executado segundo o disposto na legislação pertinente, com o objetivo de classificar os candidatos no limite das vagas oferecidas. O Processo Seletivo abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de educação de nível médio, sem ultrapassar esse nível de complexidade para avaliar a formação recebida pelos candidatos e sua aptidão intelectual para estudos superiores.

A regulamentação do processo Seletivo é dada a conhecimento público por meio de Edital publicado em órgãos de divulgação local, regional ou nacional.

Ao deliberar sobre os critérios e normas de seleção e admissão de estudantes, a IES poderá levar em conta os programas de avaliação do Ensino Médio adotados, inclusive, possíveis orientações específicas oriundas dos órgãos educacionais.

Realizado o Processo Seletivo e restando vaga, admite-se a matrícula de aluno graduado, com diploma devidamente registrado, para obtenção de novo título ou de aluno de outras instituições em processo de transferência. Para estas situações será realizado um processo seletivo na modalidade de análise curricular.

 


BLOG DO CURSO

http://www.biomedicinaunipacuberlandia.blogspot.com.br/

 

LINKS DE WEBSITES RELACIONADOS AO CURSO

www.crbm3.org.br

www.crbm1.gov.br

www.cfbm.com.br